História

1912

Espólio (animais embalsamados, colecções de rochas e conchas e material didáctico diverso) do Colégio de S.Fiel transita para o Liceu de Castelo Branco.

1946

Construído o actual edifício da ESNA (Liceu de Nuno Álvares, na época). A sala/laboratório de Ciências Naturais era, com todas as condições para a época, a sala onde actualmente está instalado o Museu. É nesse espaço e, eventualmente, no gabinete anexo, que são colocados todos os materiais didácticos, incluindo o espólio de S.Fiel, ligados às Ciências Naturais.

1985

A necessidade de preservar os animais embalsamados, colecções e aparelhos mais antigos e sensíveis, longe do pó de giz e dos choques físicos acidentais durante as aulas, leva os docentes do grupo de Ciências Naturais, com particular empenho do professor Félix Silva, a propor a deslocação do laboratório e aulas para outra sala e a criação dum espaço museológico na antiga sala/laboratório.

1985 a 1996

O professor Félix Silva coordena alunos, docentes e funcionários, em horário que modernamente chamaríamos de CNL, em todos os trabalhos de organização do museu (deslocação e preparação de mobiliário, recuperação e catalogação dos espécimes, promoção de doações de novos espécimes e móveis expositores, etc.)

1996

É aberto, oficialmente, ao público, o Museu de História Natural, em cerimónia realizada em 3 de Maio e presidida pelo então Ministro da Educação, Prof. Dr. Eduardo Marçal Grilo.

2006

A Assembleia de Escola aprova a proposta de alteração do nome do Museu para Museu de História Natural Dr. Félix José da Silva