Programas das Visitas
Programas das sessões / visitas aoPLANETÁRIO e aoMUSEU DE HISTÓRIA NATURAL Dr. Félix José da Silva |
|
Planetário
(Starlab SL – 1000) |
Museu de História Natural |
Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: |
|
- Apresentação do Planetário. - O Sistema solar. - A Terra. - O movimento de rotação da Terra.O movimento aparente da esfera celeste. Sucessão dos dias e noites. - As constelações. A Ursa Maior a e Ursa Menor. A Estrela Polar. Os pontos cardeais. Outras constelações. - A Via Láctea – a nossa galáxia. As cores das estrelas. Duração: 45 minutos |
(Programa provisório) - Pequena história do Museu. - Visita aos expositores acompanhada de diálogos e/ou jogos simples para exploração de alguns dos seguintes aspectos: - “Empalhar”. Como e porquê? - Animais da nossa fauna. Onde estão? - Diferentes animais da nossa fauna. Quais as diferenças? - Diferentes animais da nossa fauna. O que comem? - Modelos de plantas e do corpo humano, mapas e aparelhos. Para que serviram/servem? Duração: 45 minutos |
2ºe 3º Ciclos do Ensino Básico: |
|
- Apresentação do Planetário. - O Sistema solar. - A esfera celeste e o seu movimento aparente. - O movimento de rotação da Terra. As constelações. A estrela polar. Os pontos cardeais. - A Via Láctea – a nossa galáxia. As cores das estrelas. - Formação do sistema solar e probabilidade de existência de outros sistemas planetários. Dimensões dos astros. Períodos de translação. O Sol e os planetas. Duração: 45 minutos |
- História do Museu. - Visita aos expositores acompanhada de diálogos para exploração de alguns dos seguintes aspectos/temas: - Animais embalsamados ou conservados. Porquê? - Vertebrados e invertebrados. O que os distingue? - Anatomia / Revestimento, Locomoção e Alimentação. - Relações e Cadeias alimentares. - Fósseis e história da vida na Terra. - Modelos de plantas, herbários, mapas e microscópios e a aprendizagem da Biologia. Duração: 45 minutos |
Ensino Secundário: |
|
- Apresentação do Planetário. - O Sistema solar. Características gerais dos planetas do sistema solar. - A esfera celeste e o seu movimento aparente. - O movimento de rotação da Terra. As constelações. A estrela polar. Os pontos cardeais. - A Via Láctea – a nossa galáxia. As cores das estrelas. - Formação do sistema solar e probabilidade de existência de outros sistemas planetários. Dimensões dos astros. Períodos de translação. O Sol e os planetas. Duração: 45 minutos |
História do Museu. - Visita aos expositores acompanhada de diálogos para exploração de alguns dos seguintes aspectos/temas: - Animais embalsamados ou conservados. Porquê? - Organização dos espécimes do Museu / Classificação dos seres vivos. Que relação? - Semelhanças anatómicas e relações evolutivas. - Importância ecológica das espécies. - Fósseis e história da vida na Terra. - Modelos de plantas, herbários, mapas e microscópios e a aprendizagem da Biologia. Duração: 45 minutos |
Actividades complementares: - Observações astronómicas. - Visionamento de filmes. - Observação e manuseamento de material didáctico relacionado com a Astronomia. |
|
Horário: 4ª feira: 15:00 às 16:00 e 16:00 às 17:00 |
|
Nº máximo de alunos por sessão: 24 |